Prazo para contestar auxílio emergencial abre em breve; veja como fazer

Prazo

Os trabalhadores que tiveram o auxílio emergencial 2021 cortado após a revisão feita pela Dataprev podem contestar pelo site da empresa. Segundo o Ministério da Cidadania, a cada mês é feito um novo cruzamento de dados para saber se os cidadãos ainda estão aptos a receber o benefício.

Sophia Bernardes

Agosto

Em julho, o prazo para contestação do benefício abriu no dia 18, junto com os pagamentos do Bolsa Família. Se o mesmo ocorrer em agosto, a contestação deve abrir no dia 18 de agosto, data marcada para os pagamentos do benefício.

Reprodução%3A ACidade ON

Como contestar?

Primeiramente, é necessário informar dados como CPF, nome completo, nome da mãe (ou informar mãe desconhecida) e data de nascimento. Depois de marcar a opção "Não sou robô", é preciso clicar em "Enviar". Após selecionar a aba "Auxílio Emergencial 2021", o cidadão deve acessar o ícone de informação para verificar a situação das parcelas e saber o motivo do cancelamento. Depois disso, o requerente deve selecionar a opção de contestação. A partir daí, é necessário aguardar a nova análise da situação.

Reprodução%3A ACidade ON

Cancelamento

O ministério esclarece ainda que, se o motivo do cancelamento permitir a contestação, o pedido do cidadão será reanalisado pela Dataprev. Depois disso, o trabalhador poderá voltar a receber o benefício, se a solicitação for aprovada.

Redação 1Bilhão Educação Financeira