Bolsonaro vai criar "vale-gás" do governo federal? Veja o que se sabe até agora

Programas sociais

Com olho nas eleições de 2022, o presidente Jair Bolsonaro aposta na agenda de ampliação dos programas sociais. Para melhorar a popularidade nas pesquisas eleitorais, estuda aumentar o Bolsa Família para R$ 400, e agora menciona a possibilidade de criar um "vale-gás" do governo federal. Será que vai sair?

O Antagonista

Fundo?

Em entrevista ao apresentador Ratinho, do SBT, Bolsonaro disse: “A Petrobras tem um fundo de mais ou menos 3 bilhões para fazer programa nesse sentido. Está bastante avançada essa proposta, depende de pequenos acertos, porque a Petrobras não é minha, tem participação do privado. Estamos negociando isso.“

Reprodução%3A ACidade ON

Como funcionaria?

Segundo o presidente, a ideia seria dar um botijão de gás a cada 2 meses para "o pessoal do Bolsa Família".

Reprodução%3A ACidade ON

Petrobras desmentiu

Em comunicado aos acionistas, a Petrobras informou que não prevê a criação de um vale-gás, apesar de o presidente Jair Bolsonaro ter mencionado a criação de um fundo de R$ 3 bilhões para custear o programa. “Não há definição quanto à implementação e o montante de participação em eventuais programas. Qualquer decisão estará sujeita à governança de aprovação e em conformidade com as políticas internas da companhia”, disse a estatal.

Reprodução%3A ACidade ON

A ideia assusta o mercado

Segundo analistas, seria mais uma intervenção de Bolsonaro na estatal. Após trocar o ex-presidente Roberto Castello Branco pelo general Joaquim Silva e Luna, a criação do vale-gás demonstraria mais uma vez que ele está disposto a intervir no caixa da empresa.

Sophia Bernardes