PIS/Pasep retroativo: veja como saber se você tem direito ao abono salarial

Retroativo

O prazo para sacar, neste ano, o abono salarial do PIS/Pasep 2020/2021 (referente ao ano-base 2019) acabou no dia 30 de junho. Mas, de acordo com a Resolução 838, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador ( Codefat), publicada em 24 de setembro de 2019, a retirada do dinheiro ainda poderá ser feita pelo trabalhador pelos cinco anos seguintes após o encerramento do cronograma de pagamentos . A questão é que será preciso esperar um pouco. O benefício só voltará a ficar disponível no calendário de pagamentos do próximo ano-base.

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Como consultar

Os profissionais que tem acesso ao valor retroativo do PIS precisam consultar o NIS. Já os trabalhadores do Pasep, precisam ter o NIT.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Bancos

A Caixa efetua o pagamento do PIS aos trabalhadores da iniciativa privada e o Banco do Brasil aos servidores públicos. Assim, é só entrar em contato com o banco responsável

Márcia Foletto/Agência O Globo

Servidores

Segundo o Banco do Brasil (BB), caso o trabalhador não tenha sacado o abono salarial 2020/2021 (ano-base 2019) dentro do calendário anual de pagamentos, o valor deverá ser solicitado ao Ministério da Economia por meio do "Alô Trabalhador", no telefone 158

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Iniciativa privada

Para entrar em contato com a Caixa, é possível através do aplicativo Caixa Trabalhador (Android | iOS) e o site. Ou ainda, entrar em contato com a central atendimento da Caixa: 0800 726 0207.

Redação 1Bilhão Educação Financeira