6 direitos que todo aposentado tem, mas nem sempre sabe

Além da aposentadoria, INSS paga outros benefícios

Os aposentados brasileiros recebem do INSS o valor da aposentadoria, mas, além disso, têm outros direitos que muitas vezes não conhecem, que podem ajudar a aumentar sua renda. Confira a seguir quais são eles -

Martha Imenes

1 - Saque do FGTS

Assim que se aposenta, o trabalhador pode sacar todo o dinheiro do Fundo de Garantia de uma vez. Se continuar trabalhando na mesma empresa após a aposentadoria, poderá sacar mês a mês os depósitos. Em caso de mudança de empresa, os saques passam a ter as regras normais de liberação de outros trabalhadores.

Agência Brasil

2 - Acúmulo de pensão por morte com a aposentadoria

A todos os aposentados é garantido o direito à pensão por morte, independentemente de qual tenha sido pedida anteriormente. Quem já recebe a pensão não terá aposentadoria cortada, e vice-versa.

Divulgação

3 - Transporte urbano e interestadual gratuitos

Em qualquer meio de transporte urbano, seja ônibus, metrô ou trem, é garantida a gratuidade para aposentados idosos maiores de 65 anos. Em viagens interestaduais, duas vagas em cada veículo devem ser reservadas para o transporte gratuito de idosos maiores de 65 anos com renda igual ou menor a dois salários mínimos. Para comprovação, é preciso apresentar documento com foto e comprovante de renda.

AGÊNCIA BRASIL

4 - Manutenção do plano de saúde

Trabalhadores que arcam com uma parcela do pagamento mensal do plano de saúde fornecido pela empresa têm direito a continuar a usufruindo do convênio ao se aposentar, desde que assumam o pagamento da cota que o empregador pagava pelo plano. A opção deve ser feita no momento da rescisão, após isso não será permitida a recontratação.

Sophia Bernardes

5 - Quitação de imóvel financiado em caso de invalidez

Caso o trabalhador tenha um imóvel financiado e se aposente por invalidez, muitos contratos garantem quitação antecipada para quem não tem mais capacidade de trabalhar.

shutterstock

6 - Prioridade de restituição do Imposto de Renda

Contribuintes maiores de 60 anos devem receber primeiro a restituição do IR todos os anos. Mesmo quem cai na malha fina tem prioridade na correção de falhas da declaração anual.

Pixabay

Todos os direitos são garantidos por lei

Os 6 benefícios além da aposentadoria aos quais os aposentados têm direito são garantidos por lei. Caso não consiga acessar algum desses, pode-se tentar resolver por via administrativa do órgão competente, como a Receita Federal no caso do IR, por exemplo. Se isso não resolver, a solução é a Justiça.

shutterstock

Já recebe aposentadoria?

Confira o calendário dos próximos pagamentos acima de R$ 1.100 (um salário mínimo) aqui

Martha Imenes