Seguro-desemprego: veja quem pode pedir o benefício, e como

O que é?

O Seguro-Desemprego é um dos benefícios da Seguridade Social e tem a finalidade de garantir assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente (sem justa causa).

Márcia Foletto/Agência O Globo

Condições para solicitar

Trabalhadores formais que foram demitidos involuntariamente (sem justa causa) e que não possuem renda própria que seja suficiente à sua manutenção e de sua família ou que receberam salários de pessoa jurídica ou de pessoa física a ela equiparada. Também podem solicitar aqueles que não recebem qualquer benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente, do auxílio suplementar e do abono de permanência em serviço.

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Como solicitar?

Primeiro acesse o portal gov.br e clique em “Solicitar Seguro-Desemprego”. Em seguida, após ler o texto explicando o que é, clique em “Solicitar”. Em seguida, na página de serviços, escolha a opção “Quero me cadastrar” ou “Já tenho o cadastro”. Para quem não tem o cadastro, deve preencher os dados pessoais: CPF, a senha e clicar em “Entrar”.

shutterstock

Você tem duas opções

Agora você poderá escolher entre "consultar" ou "solicitar o benefício. Para solicitar o Seguro-Desemprego, digite o número do requerimento, e clique em localizar. Depois, é só clicar em concluir. Para acompanhar basta entrar pelo portal gov.br ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital é possível acompanhar tanto o andamento do processo, quanto saber o valor a ser depositado e o número de parcelas

Jana Pêssoa/Setas