PIS/Pasep: pedido de revisão pode multiplicar por 50 o valor a ser recebido

O que é?

PIS Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o Programa de Integração Social (PIS). O programa buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa​. PASEP Paralelamente à criação do PIS, a Lei Complementar n° 8/1970 instituiu o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.​

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Como funciona

O abono do PIS/Pasep é recolhido pelas empresas (públicas ou privadas) e convertido em benefícios aos trabalhadores. Após o depósito, o dinheiro fica no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sendo que uma parte fica disponível para o resgate anual do cidadão e outra fica sob a posse do Governo.

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

O que acontece

Os bancos que recebem o abono podem cometer erros na correção das contas referentes ao PIS/Pasep. Isso faz com que o trabalhador perca parte da verba que deveria ser disponibilizada. O que acontece é que o saldo que deveria estar presente desde 1988, não está devidamente investido.

Márcia Foletto/Agência O Globo

Solução é pedir a revisão

Em geral, a revisão é concedida para pessoas com carteira assinada entre 1971 a 1988. Se for constatada alguma irregularidade no valor, é recomendável buscar um advogado e entrar com o pedido.

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Veja como consultar o número do seu abono

shutterstock