Imposto de Renda: veja o passo a passo para conferir sua declaração

Existe um jeito de confirmar se está tudo certo com a sua declaração. Inclusive saber se você caiu na malha fina ou não. Veja →

Primeiro passo

Para ter acesso ao seu extrato do Imposto de Renda, é muito simples. Basta você gerar um código de acesso ou certificado digital no portal e-CAC, neste link aqui: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login/index.

Fernanda Capelli

Depois de gerar esse código ou certificado

Você vai entrar no portal e-CAC, fazer seu login e colocar a senha. Assim que logar, vai aparecer uma tela com várias opções. Aí, você clicará na opção "Declaração e demonstrativos". Em seguida, você vai selecionar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.

Fernanda Capelli

Depois disso

Vai aparecer uma linha do tempo com vários anos, e um ítem chamado "Serviços". Nele, há vários serviços divididos entre várias categorias. Ali, você poderá gerar a sua declaração e checar se está tudo certinho.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Por fim

Quando você tiver acesso à sua declaração, nela vai estar o status da situação: em processamento, processada, em fila de restituição, com pendência, em análise, retificada, cancelada ou tratamento manual. Esse status serve para que, caso não esteja tudo certo, você possa corrigir o que estiver errado.

Pixabay