PIS/Pasep: tralhador pode receber abono salarial dobrado em 2022; entenda

Adiado

O governo federal deveria pagar o abono salarial do PIS/Pasep no mês de julho de 2021, referente aos trabalhadores que tiveram carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2020. No entanto, após uma mudança os trabalhadores terão que esperar pelo menos até fevereiro do ano que vem para terem acesso ao dinheiro.

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Cronograma

O abono deveria ser pago desde julho de 2021 a junho de 2022, quando seriam liberados novos saques. Agora, a nova previsão é de que o pagamento ocorro integralmente para todos no ano que vem.

Jana Pêssoa/Setas

Adiamento

A decisão de adiar os pagamentos foi da Controladoria-Geral da União ao Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Mas as regras para recebimento continuam as mesmas. Basta ter trabalhada com carteira assinada pelo menos 30 dias do ano passado. O valor do abono pode chegar a R$ 1.100, e varia proporcionalmente ao tempo trabalhado.

shutterstock

Quem recebe o que

Vale lembrar que quando falamos em PIS/Pasep, o abono PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e o abono Pasep aos servidores públicos.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em dobro

Ainda não se sabe como será feito o pagamento. Porém, acredita-se que o governo federal pode pagar em 2022 os valores referentes a 2020 e 2021, levando a bolada para mais de R$ 2.200, para aqueles que trabalharam com carteira assinada durante todo o período.

O Dia