PSB aciona o STF para barrar privatização "inconstitucional" da Eletrobras
Alessandro Molon, líder da oposição na Câmara, diz que projeto é inconstitucional e representa um grande prejuízo para o Brasil
O deputado Alessandro Molon
(PSB-RJ), líder da oposição ao governo de Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, disse na tarde desta terça-feira (13) que o PSB, seu partido, está acionando o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a privatização da Eletrobras
.
Segundo Molon, a venda da estatal representa um grande prejuízo para o Brasil e é inconstitucional. A capitalização da Eletrobras foi sancionada por Bolsonaro na manhã desta terça.
🔴 ATENÇÃO! Nós, do PSB, estamos acionando o STF para derrubar a privatização da Eletrobras, sancionada pelo governo Bolsonaro hoje. A venda da empresa, além de um enorme prejuízo para o Brasil, é inconstitucional. Lutaremos até o fim!
— Alessandro Molon 🇧🇷 (@alessandromolon) July 13, 2021
O presidente participou, nesta tarde, da cerimônia da Lei de Capitalização da Eletrobras, aompanhado por ministros e deputados da base governista, incluindo o líder do governo Ricardo Barros (Progressistas-PR), citado pelo deputado Luís Miranda na CPI da Covid como o responsável por irregularidades na compra da vacina Covaxin .
Bolsonaro demonstra que não abre mão de Barros e que, embora a CPI avance na investigação e o próprio presidente hoje seja alvo de um inquérito sobre sua possível prevaricação, segue em linha com o Centrão e buscando avançar com a agenda econômica no Congresso, em movimentos como a assinatura da MP da capitalização da Eletrobras e a aceleração da reforma do Imposto de Renda .
Vitória de Guedes
A sanção da MP da privatização da Eletrobras é uma vitória para o ministro da Economia, Paulo Guedes , que propõe uma agenda liberal com venda de estatais e reformas. Guedes vinha sendo duramente criticado por congressistas e aliados de Jair Bolsonaro por travar negociações do Orçamento de 2021, sem atender de forma contundente as propostas políticas.
** Gabriel Guedes é editor de Brasil Econômico e Tecnologia do iG. Começou no Portal como estagiário, na semana do primeiro turno das eleições de 2018. Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, tem passagem pela Rádio Gazeta Online, antiga Gazeta AM.