MEI: veja 10 dicas para abrir, e manter, uma microempresa

Teste

Veja se efetivamente tem um bom produto ou serviço, ou seja, teste antes de abrir o negócio.

Gino Matos

Tenha convicção

Lembre-se de que fechar um negócio é mais complicado do que abrir e gera custos também. Esteja certo do que quer. Não abra um MEI por abrir.

Luciano Rocha

Planeje-se

Um bom empreendedor precisa ter um plano de negócios simples que possa servir de guia para manter, perpetuar e fazer a empresa crescer.

Fernanda Capelli

Tenha tempo

Empresa pequena faz com que o empreendedor faça um pouco de tudo. Da busca por clientes ao trabalho burocrático, tudo passa por ele. Então, tenha tempo disponível.

Luciano Rocha

Otimize

Hoje em dia existem diversos aplicativos e programas que ajudam as empresas e empreendedores a automatizar algumas questões repetitivas e burocráticas. Veja o que se enquadra no seu caso.

Gino Matos

Divulgue

Quem não é visto não é lembrado. Invista tempo na divulgação porredes sociais, navegadores e mensageiros.

Pedro Knoth

Encante seu cliente

MEI permite uma proximidade muito grande do empreendedor com o cliente final. Faça disso um poderoso aliado, afinal, nas grandes empresas, o cliente não tem contato com o dono.

Fernanda Capelli

Questões legais

É necessário, antes da abertura da empresa, que seja avaliado o formato de negócio e se este enquadra no MEI. Também é preciso checar se o endereço comercial escolhido pode receber seu estabelecimento.

Luciano Rocha

Impostos

Mesmo sendo um MEI, existem obrigações. Esteja atento.

Fernanda Capelli

Fluxo financeiro

Não misture a conta empresarial com a pessoal. O fluxo de caixa quando misturado acaba gerando um grande caos financeiro ao empreendedor.

Flickr