Veja quais documentos apresentados ao INSS que podem aumentar sua aposentadoria

HOLERITE

O holerite, documento que consta informações sobre salários e descontos, são entregues todo mês pela empresa ao funcionário. Guardar este documento poderá contar na contabilização de sua aposentadoria. Caso não seja entregue, solicite à empresa os holerites dos últimos anos.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

ATUALIZAÇÕES DA CLT

As atualizações de férias, salários e trabalhos na Carteira de Trabalho é outro documento que pode ser anexado na hora que solicitar a aposentadoria. Todas as atualizações devem constar na CLT, caso contrário sua aposentadoria poderá ter o valor menor.

shutterstock

CONTRATO TEMPORÁRIO DE TRABALHO

Caso o trabalhador tenha trabalhado temporariamente na empresa, o contrato assinado entre as partes poderá ser considerado na hora de reajustar a aposentadoria. O documento é entregue ao empregado no ato da assinatura e o tempo de serviço poderá ser contabilizado no INSS.

Luciano Rocha

FGTS

O extrato do FGTS também poderá contar como ponto positivo para o reajuste de sua aposentadoria. A depender dos valores pagos pelo empregador, o beneficiário poderá solicitar o reajuste junto ao INSS e pedir a verificação por meio do FGTS. O documento pode ser solicitado pela internet, aplicativo FGTS ou em agências da Caixa Econômica Federal.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

RAIS - Relação Anual de Informações Sociais

A Rais é fundamental para comprovar o tempo de trabalho do beneficiário. Ele pode ser solicitado junto ao Ministério da Economia e poderá ser feito pelo site. O documento também é necessário para o saque do FGTS e abono salarial.

Fernanda Capelli

FICHA FINANCEIRA DA EMPRESA

As fichas financeiras, que comprovam os valores pagos pela empresa aos funcionários, pode ser solicitado junto ao gestor direto. A depender da análise dos depósitos, o valor de sua aposentadoria poderá ser reajustada ou contar como ponto positivo para aumentar o valor do benefício.

Luciano Rocha