Fim do BPC

Ontem (23) foi publicada no Diário Oficial da União a lei 14.176 que definiu o fim do Benefício de Prestação Continuada. E agora?

Auxílio-inclusão

O benefício agora tem outro nome, e será chamado de "auxílio-inclusão". Para ter direito ao novo benefício, o cidadão precisará ter parado de receber o BPC até cinco anos antes de conseguir o emprego formal, cuja remuneração mensal não poderá superar dois salários mínimos (R$ 2.200). As mudanças passam a valer a partir de 1º de janeiro do ano que vem.

Max Leone

Como conseguir?

O auxílio pode ser solicitado nas agências do INSS, que será a responsável pelos depósitos. O agendamento deve ser feito pelo aplicativo, site da Previdência ou pelo telefone 135.

Martha Imenes

Fique atento, as regras mudaram

O governo também alterou as regras para a concessão do Benefício de Prestação Continuada para os próximos meses. O Ministério da Cidadania manteve a obrigatoriedade de renda máxima por pessoa da família em um quarto do salário mínimo, mas não irá liberar os valores para famílias que recebam igual ao teto.

iG São Paulo

Mais novidades

A pasta também alterou o mínimo de renda para 2022, passando de um quarto para meio salário mínimo (R$ 550), quando a perícia da Previdência entender que o beneficiário depende de outra pessoa para os afazeres diários.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

O que diz o governo

Em nota, o ministro da Cidadania, João Roma, disse que as mudanças vão facilitar a exclusão de cidadãos inaptos para o benefício. Roma ressaltou, no entanto, que a medida permitirá a entrada de 200 mil beneficiários no BPC.

Câmara dos Deputados

Quer saber como conseguir o BPC?

Veja o passo a passo para solicitar pelo aplicativo Meu INSS

inss