Copom reajusta taxa básica de juros para 4,25% ao ano

Veja quanto rende cada investimento →

Selic

Taxa Selic subiu 0,75%, conforme prometido pelo Banco Central na última reunião; economistas acreditam que Selic deve encerrar 2021 em 6% a.a

Luciano Rodrigues

Selic

Essa é a terceira vez consecutiva em que a equipe monetária aumenta a taxa básica de juros, atingindo as expectativas econômicas do Banco Central. De acordo com especialistas, a decisão do Copom era previsível e reflete as dificuldades econômicas que o país enfrenta em decorrência dos aumentos de casos de Covid-19, mesmo com aumento nas projeções de crescimento do PIB e redução inflacionária. O BC já havia anunciado nas últimas reuniões que estudava o aumento da taxa de juros para os próximos encontros.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Poupança

A caderneta de poupança continua com retorno real negativo. Ela rende 70% da Selic mais a taxa referencial (TR). Fazendo um cálculo, o rendimento para 12 meses agora é de 2,98%. Considerando que a inflação medida pelo IPCA nos últimos 12 meses foi de 8,06%, o rendimento real da poupança é negativo em 4,71% ao ano.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

CDI

O CDI rende 4,17% nominalmente, mas o rendimento real, considerando a inflação é de -3,60% ao ano.

Juliana Nascimento

Copom

Na decisão, o Copom entendeu ser necessária as alterações na taxa básica de juros neste momento de recuperação econômica. A equipe ressaltou a aprovação de reformas como alternativa para manter a situação monetária do país estável. "O Copom reitera que perseverar no processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira é essencial para permitir a recuperação sustentável da economia. O Comitê ressalta, ainda, que questionamentos sobre a continuidade das reformas e alterações de caráter permanente no processo de ajuste das contas públicas podem elevar a taxa de juros estrutural da economia", aponta o comunicado.

Redação 1Bilhão Educação Financeira