BPC dá direito à aposentadoria mesmo sem contribuição ao INSS; conheça
Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado à idosos ou deficiente que necessitam de assistência
Para poder contar com a aposentadoria
do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS)
é necessário contribuir para a Previdência Social
, no entanto, existe uma possibilidade de conseguir por outro meio. Aqueles que nunca pagar mensalmente o carnê previdenciário podem conseguir o Benefício de Prestação Continuada
(BPC), popularmente conhecido como LOAS.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.
Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário mínimo.
Quem pode utilizar esse serviço?
Tem direito ao BPC o brasileiro, nato ou naturalizado, e as pessoas de nacionalidade portuguesa, desde que comprovem residência fixa no Brasil e renda por pessoa do grupo familiar inferior a ¼ de salário mínimo atual. Além disso, devem se encaixar nas seguintes condições:
Também posem solicitar o benefício as pessoas que apresentam impedimentos de longo prazo (mínimo de 2 anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Veja aqui o passo a passo para solicitar.