Saiba como checar se a sua restituição do Imposto de Renda já sai na segunda-feira

Restituição

Os valores serão pagos em cinco lotes, a partir de segunda-feira, diretamente na conta indicada. O contribuinte que desejar conferir se a declaração foi liberada ou caiu na malha fina deve acessar o site da Receita e, depois, consultar o serviço Meu imposto de Renda no Portal e-CAC.

Fernanda Capelli

Prioridade

O primeiro grupo a receber são as pessoas que têm prioridade legal: idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério. Em seguida, é respeitada a ordem de entrega do documento, ou seja, quem entregou logo no início do prazo receberá antes.

Fernanda Capelli

Como identificar se vai receber a restituição?

Acesse o site da Receita Federal (gov.br/receitafederal) e clique no banner "Portal e-CAC";

Reprodução%3A ACidade ON

Em seguida

Ao ser direcionado para a página inicial do do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), clique na opção "gerar código de acesso" para pessoa física. Para isso, será necessário preencher o número do recibo das duas últimas declarações entregues;

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Depois

Basta criar uma senha e receber o número do código de acesso para consultar as informações referentes à declaração de IR. O código é válido por dois anos e, após este período, ele será revogado automaticamente. Caso tenha perdido seu código de acesso gerado anteriormente, é possível realizar o mesmo procedimento e receber um novo;

Agência Brasil

Login

Após ter em mãos as credenciais, basta fazer login no portal e-CAC, com CPF, código de acesso e senha. Na página seguinte, clique em "Meu Imposto de Renda", no canto superior esquerdo.

Nicolas Nogueira

Processamento

Na seção "Meu Imposto de Renda", aparece uma linha do tempo e, abaixo de cada ano, a situação das declarações do contribuinte. Se constar "em fila de restituição" abaixo do ano 2021 significa que o contribuinte será contemplado em um dos lotes pagos pela Receita Federal. Também é possível ver detalhes do processamento como o valor a ser restituído.

Marcelo Camargo/ABr

Quando vou receber?

A Receita dá prioridade de pagamento às pessoas que foram as primeiras a entregar o Imposto de Renda. Ou seja, se você deixou para a última hora e tem direito à restituição, provavelmente, irá receber no quarto ou no quinto lote. Há ainda um outro critério respeitado: nos primeiros lotes são contemplados idosos acima de 60 anos; pessoas com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave; e professores.

shutterstock