Gestores brasileiros se preparam para usar dados do usuário de forma lucrativa

Evento focado em ecossistema de negócios aconteceu na manhã de hoje (27)

Foto: Reprodução
'Quando presidentes se encontram'

Nesta quinta-feira (27), ocorreu a 3ª edição do evento “Quando os presidentes se encontram”, que contou com a presença de vários  gestores do setor de consumo e varejo , como a presidente da Adidas, Flavia Bittencourt, o CEO da JBS, Gilberto Tomazoni, entre outros.

O professor de inovação e estratégia no Instituto Metrópole Digital (IMD), Mark Greeven, foi responsável por tirar dúvidas dos presentes. Ele é um dos maiores nomes na implantação do modelo de “Ecossistema de Negócios” na China e autor de dois livros sobre o assunto. 

Para Mark, o modelo de ecossistema é perfeito para atingir todas as demandas do consumidor. "Uma mesma empresa pode fornecer tanto a mochila de viagem, quanto o seguro, até cursos de como fazer sua jornada. Ou a empresa que vende sementes, pode vender aplicativo de monitoramento de colheita, maquinário, treinamento, financiamento, etc."

Para conseguir montar esse sistema, é necessário:

  • Orquestrar um grupo de parceiros;
  • Aprender continuamente sobre o consumidor;
  • Criar vantagem competitiva; e
  • Armazenar os dados dos clientes.
Foto: Reprodução
Alibaba e empresas parceiras

Como exemplo, ele cita a chinesa " Alibaba ", maior ecossistema empresarial do mundo. O foco principal da empresa é o e-commerce , mas engloba mais de 450 empresas parceiras que vão desde aplicativos de localização até redes sociais e planos de saúde.

Os empresários brasileiros demonstraram entusiasmo com o surgimento de novos aplicativos que auxiliam na formação de parcerias. 

Flávio Rocha, Presidente do Conselho da Riachuelo , disse considerar os dados como "o novo petróleo", e que no Brasil são de "alta octanagem", mas ainda pouco explorados. "A Riachuelo tem como produto principal a moda, mas se usarmos as informações do consumidor, é possível vender todo um estilo de vida, desde gastronomia a experiências pessoais."

O presidente da Stone , Augusto Lins, empresa de pagamentos que adquiriu 20% do banco Inter , afirmou já estar aderindo a este modelo de negócios. Bem como Luiz Alberto Marinho Sócio-Diretor da Gouvêa Malls , consultoria especializada em shopping centers, acredita ser o modelo que vai dominar o futuro dos ambiente de negócios.