Quer se aposentar em 2021? Veja as regras de aposentadoria por idade

A Reforma da Previdência de 2019 alterou uma série de leis sobre o recebimento da aposentadoria, pensões, auxílio e benefícios. Com a nova legislação, existem três categorias de aposentados. Para cada uma delas, é preciso acrescentar mais seis meses ao período mínimo de pagamento à previdência.

Divisão de gênero

Homens devem ter pelo menos 61 anos + seis meses e as mulheres 56 anos + seis meses se for se aposentar por idade.

shutterstock

Nova lei

As regras do cálculo do benefício sofreram mudanças, e com normas mais rígidas. As novas regras de transição estão valendo para aqueles que preencheram todos os requisitos neste ano de 2021. Existem três tipo de aposentadoria:

inss

Por idade mínima progressiva:

Para solicitar o benefício, no caso das mulheres, é preciso ter 56 anos e seis meses e mais 30 anos de contribuição. No caso dos homens, é preciso ter 61 anos e seis meses e mais 35 anos de contribuição.

O Dia

Por idade restrita

No casos das mulheres, a aposentadoria pode ser solicitada aos 60 anos e seis meses e os homens 65 anos. Ambos têm que ter pelo menos 15 anos de contribuição.

Agência Brasil

Por pontos:

É necessário somar a idade e o tempo de contribuição. A soma dos dois deve totalizar 87 pontos para mulheres e 97 pontos para os homens.

Martha Imenes