4 dicas para fazer um currículo irrecusável

O currículo é o primeiro contato que o empregador vai ter com você, por isso é importante causar uma boa impressão. Com este passo a passo, você vai aprender a fazer um CV irrecusável.

1 - Se adeque a proposta

Cada vaga vai exigir um perfil profissional diferente. Por isso é importante saber fazer um currículo que se adeque a cada oportunidade de emprego. Isto vai incluir o design, informações, detalhamentos e, até mesmo, a apresentação do candidato, a depender do posto desejado.

Bruno Gerbasi / Fotomontagem iG

2 - Estude a empresa

Como a construção do currículo vai depender do emprego ao qual você está concorrendo, você deve estudar a empresa e o que ela espera de seus funcionários. Pesquise as atuações do negócio, os cargos existentes, a quantidade de funcionários e a história do estabelecimento. Isto não só vai te ajudar a montar um currículo mais adequado como vai te deixar mais preparado para a tão sonhada entrevista.

Reprodução

3 - Não arrisque

É absolutamente proibido mentir no currículo. Afinal, o plano é que essa relação saia do papel, e você não quer passar pelo constrangimento de não saber algo que te foi solicitado e que esperavam que você soubesse, né? Seja sincero e, se você não tem experiência, como no caso do primeiro emprego, conte sobre atividades voluntárias que ajudem a mostrar suas habilidades.

Thinkstock/Getty Images

4 - Escolha bem

Para a maior parte das vagas, não é desejável que o candidato seja muito peculiar, ainda que o empregador queira ver sinceridade em você. Por isso, seja comedido na hora de falar de si. Conte só o necessário sobre sua personalidade e sobre os marcos da sua trajetória que possam interessar ao contratante. Caso queira compartilhar algo mais pessoal e que não coube no currículo, mas que agregaria, guarde para a entrevista.

shutterstock