Melhore seu perfil no LinkedIn com estas 4 dicas simples

Especialista em recolocação profissional orienta como montar uma página atraente na rede social

A maior rede de empregados e empregadores

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Vivian Castanheda, gestora de pessoas e especialista em recolocação profissional, diz que é quase impossível entrar no mercado de trabalho atual sem um perfil bem feito na rede.

O Dia

Seja visto

50 milhões de empresas do mundo inteiro contratam através do LinkedIn. “Antes mesmo da entrevista de emprego, muitos recrutadores fazem uma pré-seleção pelo conteúdo e pelo comportamento observado no LinkedIn”, diz a especialista. São 756 milhões de usuários no mundo, sendo 49 milhões só no Brasil. Com as dicas a seguir, você vai aprender a fazer um perfil de destaque.

O Dia

1 - Seja humano

Por ser uma rede social mais séria, que trata exclusivamente de trabalho, o LinkedIn, muitas vezes, obriga seus usuários a se comportarem como “máquinas de trabalho e senso comum”, diz Vivian. A recomendação é ser autêntico e não ter medo de mostrar seu lado sensível e controverso. “O empregador não quer um robô”, enfatiza.

Thinkstock/Getty Images

2 - Tenha personalidade (mas só uma)

No mundo digital, é quase impossível manter uma rede social dissociada da outra. Por isso, Vivian recomenda que o usuário tenha coesão em seu comportamento na internet. “Não adianta nada você ser uma pessoa séria no LinkedIn, e ‘despirocar’ no Facebook e no Twitter. Temos que ter uma personalidade só, para que nada na internet possa ser usado contra nós”, aconselha.

Unsplash/dole777

3 - Seja claro

Uma boa página deve conter todas as informações necessárias para conhecer o candidato. Ainda assim, “um perfil bom é um perfil clean. Ninguém passa, nem deve passar horas no LinkedIn enchendo o perfil de informação. Menos é mais”, afirma a gestora. Preencha todos os espaços, coloque seu e-mail, sua foto, seu histórico e suas descrições, mas não exagere.

Thinkstock/Getty Images

4 - Tenha uma vida (de verdade)

O histórico profissional e acadêmico é uma das partes mais importantes do perfil. Identifique com clareza todos os cargos que você já ocupou, as atividades desempenhadas, os lugares onde estudou e suas especialidades. Mas não vale mentir, hein? “É muito complicado mentir no LinkedIn porque o plano é que essa relação saia do virtual. E se sair, você vai fazer o que? É importante ser sincero com suas habilidades e suas limitações”, diz a gestora.

AP