Veja 10 ações para investir com R$ 500

Jornalista e especialista em finanças, Fabrizio Gueratto aconselha os melhores papeis para aplicar com pouco dinheiro. Vale e Magazine Luíza se destacam no levantamento.

Vale S.A (VALE3)

A Vale possui um produto essencial para o mundo que é o minério de ferro, usado para a produção de aço. Porém, apesar do minério de ferro ser o mesmo de outras partes do mundo, a Vale tem um diferencial competitivo único. O seu minério é o melhor do mundo, com 67% de pureza. Entretanto, como em toda commodity, existem os ciclos de preço. Neste exato momento o minério de ferro está em sua máxima, mas em algum determinado momento cairá. Isso faz parte do jogo. Por isso o longo prazo.

Reprodução

Via Varejo (VVAR3)

Com o crescimento do varejo online, a empresa conseguiu provar com números que está pronta para surfar esta onda. Além disso, após a crise de 2020, diversos pequenos e médios varejistas faliram. Nos próximos anos deve ocorrer uma maior concentração de mercado entre os grandes players.

Osni Alves

Weg (WEGE3)

A Weg é um orgulho nacional. A empresa tem mais de 3 mil engenheiros e isso diz muito sobre ela. É focada em inovação. Além de produzir os melhores motores elétricos do mundo, ela está presente em 120 países e quase metade de sua receita é em dólar. Isso cria uma proteção natural contra crises. Se o real se desvaloriza, o dólar sobe e sua contas permanecem equilibradas. Além disso, possui uma ampla variedade de produtos e linhas de negócio.

Osni Alves

Magazine Luiza (MGLU3)

O Magalu está deixando de ser uma empresa de varejo para se tornar uma plataforma que resolve a vida das pessoas. No app você consegue desde comprar um lápis, até fazer o supermercado e ter uma conta digital. Não duvide se em breve até cursos online ela oferecer. Seu potencial de crescimento vai muito além de apenas depender da venda de geladeiras ou televisores.

Divulgação

Sinqia (SQIA3)

Por vender softwares para empresas, muita gente não conhece a Sinqia. Entretanto, ela está presente nos grandes bancos. O seu balanço financeiro dos últimos 5 anos demonstra a solidez e o crescimento constante. Com dinheiro em caixa, está sempre fazendo novas aquisições. Hoje, possui apenas 5% do mercado, mas quer atingir 25% de share até 2025.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Itaú (ITUB4)

Existe a possibilidade que a alta dos juros beneficie a receita dos bancos. Mas não é só isso. O Itaú, apesar de ser um grande banco e não ter a mesma velocidade de uma fintech ou banco digital, sempre olhou para a tecnologia desde décadas passadas, com a Itaútec, por exemplo. Além disso, as ações dos bancos ainda não se recuperaram totalmente da queda durante a crise de 2020. Isso se deve ao fato principal de terem reservado uma grande soma de dinheiro para eventuais prejuízos. Porém, este dinheiro deve voltar para o caixa em 2021.

Lorena Amaro

Petrobras (PETR4)

Existe uma Petrobras antes da Lava Jato e uma outra empresa pós operação. Hoje, os lucros estão consistentes e numa subida vertical, acompanhando o dólar e o barril de petróleo. Em relação ao pré-sal, o desenvolvimento de novas tecnologias tem permitido que o custo para tirar o barril do petróleo fique cada vez menos. Hoje já está perto de US$ 2,27 o barril, valor comparado apenas ao dos países árabes. Entretanto, com os constantes aumentos dos combustíveis, existe a possibilidade do governo intervir nos preços. Apesar deste problema ser uma possibilidade real, ainda sim a Petrobras vale a pena.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

BTG (BPAC11)

BTG sem dúvida alguma é um dos bancos mais agressivos do país. Desde a queda em 2020, suas ações se valorizaram mais de 270%. Além disso, o BTG, após comprar a Revista Exame, está atuando forte na área educacional. Além disso, a digitalização do Banco com a plataforma BTG+ é um sucesso e está ligando um sinal de alerta no seu principal concorrente, a XP Investimentos.

Lorena Amaro

B3 (B3SA3)

O número de investidores entrando na bolsa não para de crescer e não é apenas em função da taxa Selic estar baixa. O motivo principal é o acesso a informação através da internet, em especial com a imprensa e os influenciadores. Além disso, a B3 não tem concorrente. Ela tem o monopólio. Imagina o tamanho deste mercado nos próximos 10 anos.

Osni Alves

Eletrobras (ELET6)

O grande problema é justamente ela ser uma estatal e isso por si só carrega ineficiência e interferência governamental. Entretanto, mesmo levando em conta esses pontos negativos, ela ainda sim está abaixo do que deveria estar na visão de diversos analistas. Porém, o grande trunfo é a privatização. Isso impulsionaria com força o valor dos papéis.

Osni Alves

AGORA É SÓ INVESTIR!

Para investir na Bolsa de Valores, basta procurar uma agência de investimentos de sua confiança e comprar as ações. Mas, lembre-se: Pesquise, estude o mercado e se inteire sobre os papéis que pretende comprar.

Osni Alves