MEI: Prazo para entrega da declaração acaba dia 31 de maio; veja como fazer

Confira o passo a passo e faça sua declaração anual

O que é?

A prestação de contas deve informar o valor do faturamento bruto do ano anterior por meio da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN - SIMEI), também conhecida como Declaração Anual de Faturamento.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Quem deve fazer?

O documento é obrigatório para todos os formalizados até 31 de dezembro de 2020 em todo o Brasil, o que corresponde a cerca de 11 milhões de microempreendedores, segundo dados da Receita Federal.

iStock

O que acontece com quem não entregar?

O não cumprimento do prazo implica multa variável entre R$ 50 e até 2% do total de tributos devidos. O empreendedor que não entregar o documento terá o CNPJ suspenso por 95 dias e, caso não haja a regularização nesse período, será feito o cancelamento definitivo.

Divulgação

O Sebrae fez um passo a passo para orientar o MEI a fazer a declaração.

O primeiro passo é acessar o Portal do Empreendedor, clicar em "Já sou MEI" e selecionar a opção "Declaração Anual de Faturamento". Informe o seu CNPJ. Ao visualizar os tipos de declaração e o ano-calendário, selecione a opção do ano 2020 na linha "Original" para realizar a sua declaração.

Divulgação/Milton Mansilha Luz

Informe o faturamento

Informe o faturamento total anual de sua empresa no campo "Valor da Receita Bruta Total". Preencha também o valor das receitas referentes às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Simples Nacional

Concluído o preenchimento, será exibido o resumo da declaração, mostrando os valores de tributos devidos em cada período de apuração do ano-calendário e as Declarações Anuais do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) pagas. Confira os dados, confirme e imprima seu comprovante

Reprodução

Portal do Empreendedor

O prazo para entrega de sua declaração anual é até o dia 31 de maio do ano corrente. Se o MEI não fez o envio dentro do período, basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir esse mesmo passo a passo. No caso de atraso, será cobrada uma multa por realizar a declaração fora do prazo.

Reprodução