Censo 2021: concurso para contratação de 204 mil vagas continua suspenso

A pequisa deste ano foi cancelada devido a cortes no Orçamento

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil o crédito
Eduardo Rios Neto novo presidente do IBGE

O concurso para contratação de mais de 204 mil vagas temporárias para agente recenseador e agente censitário continua suspenso . O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), responsável pela realização da pesquisa, está no meio de um embate entre Supremo Tribunal Federal ( STF ), e Planalto

O ministro Marco Aurelio Mello, do STF, determinou que o governo tome as providências para que a pesquisa seja realizada. A União, no entanto, cortou mais de 90% do orçamento do instituto , o que colocou em cheque a realização do Censo este ano. Além disso, o governo  não separou recursos para a pesquisa em 2022. 

No dia 6 de abril, o instituto anunciou a suspensão dos editais para 181.898 vagas temporárias de recenseador e 22.409 vagas para agente censitário municipal e supervisor.

O IBGE decidiu suspender a realização das provas objetivas do concurso, previstas de 18/04/2021 e 25/04/2021, respectivamente. Os pretendentes que já haviam pago a inscrição, seguem sem saber se terão o valor ressarcido. 

No ano passado o instituto já havia cancelado um edital que previa 208.695 vagas para os mesmos cargos, após o governo adiar a realização da pesquisa de 2020 para 2021.

O novo presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto , disse que o órgão tem  protocolos prontos para a realização do Censo em 2021, porém a pesquisa segue sem definição. 

O destino do Censo pode estar prestes a ser definido. O STF avaliará em plenário a decisão do ministro Marco Aurelio ainda este ano. Se confirmada, o governo federal é obrigado a abrir espaço no Orçamento, cortando verbas de outro órgão público. 

Outros concursos

O IBGE tem outros concursos em andamento para 6.500 vagas temporárias de nível médio e superior. Esses processos seletivos encerraram as inscrições e têm previsão de prova para maio.

  • 5.623 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento em 520 municípios
  • 552 vagas para Supervisor de Coleta e Qualidade em 326 cidades
  • 300 vagas para Agente de Pesquisas por Telefone somente para o município do Rio de Janeiro
  • 25 vagas para Supervisor de Pesquisas somente para o município do Rio de Janeiro