Governo de SP anuncia "fase de transição" e reabertura do comércio neste domingo
Em coletiva de imprensa, o governo estadual também confirmou que no dia 24 de abril será permitida a reabertura do setor de serviços, o que inclui restaurantes, salões de beleza e academias
O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (16), em nova coletiva de imprensa, a reabertura do comércio
em horários reduzidos de funcionamento, das 11h às 19h, e a liberação de atividades religiosas, com restrições, a partir do próximo domingo (18). A gestão estadual manteve o toque de recolher das 20h às 5h.
O governo estadual também confirmou que no dia 24 de abril será permitida a reabertura do setor de serviços, o que inclui restaurantes e salões de beleza, no mesmo horário de funcionamento que o comércio, além das academias, que poderão funcionar das 7h às 11h e das 15h às 19h.
De acordo com o vice-governador, Rodrigo Garcia (DEM-SP), essa nova etapa de flexbilização será chamada de "fase de transição". "A fase de transição é para que a gente possa dar passos seguros adiante sem o risco de retrocedermos", afirmou Garcia.
Nas novas regras do Plano São Paulo, a limitação do público é de até 25% da capacidade total de cada estabelecimento. Já na próxima fase, a laranja, os serviços podem operar com até 40% da capacidade.
Redução de internados por Covid-19
O secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, confirmou a redução de internados por Covid-19 em todo o estado. "Nossa taxa de ocupação no estado de São Paulo em 85,3% e na Grande São Paulo 83,3%. Esses números eram de quase 93% há poucos dias, mostrando que tanto a fase vermelha quanto a fase emergencial foram fundamentais para que nós pudéssemos garantir a assistência e proteção à vida", disse.
Para que possamos fazer essa retomada com segurança, sem perder todo o esforço realizado, nós estamos trazendo essa fase de transição, esse período de duas semanas que vai mostrar a nossa capacidade de trabalhar junto pela ciência da saúde, pela ciência da economia, pela ciência humana. Fazendo juntos o trabalho que é buscar proteger vidas, empregos, e combater a fome", pontuou Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.
Todas as regiões do estado estavam na fase vermelha do Plano São Paulo desde a segunda-feira (12), após 28 dias de fase emergencial.
Veja como fica a fase de transição:
O que muda:
Ainda de acordo com o governo paulista, os shoppings e lojas de rua podem ter atendimento presencial a partir deste domingo (18), das 11h às 19h, com público limitado a 25% da capacidade total. Já cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas podem ocorrer a partir deste domingo (18), com distanciamento e controle de acesso; não há horário definido.
Lanchonetes e restaurantes podem ter atendimento presencial a partir do dia 24 de abril, das 11h às 19h, com público limitado a 25% da capacidade total. Bares continuam proibidos de abrir.
No setor cultural, cinemas, teatros, museus, eventos e convenções podem funcionar partir do dia 24 de abril, das 11h às 19h, com público sentado e limitado a 25% da capacidade total.
Já as academias e centros esportivos podem funcionar partir do dia 24 de abril, das 7h ás 11h e das 15h às 19h, com atividades físicas agendadas e público limitado a 25% da capacidade.
Abril já é o segundo mês em mortes por Covid em SP
De acordo com dados do governo paulista, em apenas 15 dias, o mês de abril já é o segundo com mais mortes por Covid-19 no estado de São Paulo desde o começo da pandemia. O balanço mostra que foram registradas 11.883 mortes causadas pela doença do dia 1º de abril até a quinta-feira (15).
O estado já ultrapassou as 86 mil mortes por Covid-19, com 1.060 novos óbitos e 18.067 novos casos em 24 horas, chegando aos 2.704.098 casos confirmados, na quinta.