Estudo mostra que população teme que inflação atinja 5,5% em 2021; saiba mais
Pesquisa que mede a expectativa do povo brasileiro indica estimativa de alta nos preços
Os consumidores brasileiros acreditam que a inflação no país ficará em 5,5% nos próximos 12 meses, segundo pesquisa realizada em março pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A taxa é superior aos 5,3% observados na pesquisa de fevereiro da FGV.
Essa é a sétima alta consecutiva da expectativa mediana de inflação dos consumidores brasileiros, que atingiu seu maior patamar desde novembro de 2018.
A pesquisa é feita com base em entrevistas com consumidores, que respondem à seguinte pergunta: na sua opinião, de quanto será a inflação brasileira nos próximos 12 meses?
Leia também
- Expectativa de inflação sobe pela 11ª vez seguida e chega a 4,71%, diz BC
- Auxílio emergencial: quem recebeu indevidamente pode ser demitido; entenda
- Bolsonaro: "Se não fosse a pandemia, estaríamos voando"
- Guedes: fevereiro tem arrecadação recorde de R$ 127 bi; abril deve ser de baixa
“O movimento de altas das expectativas medianas de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses está relacionado à trajetória de alta dos preços de alimentos e bebidas, influência tanto pela mudança de hábito de consumo provocada pela pandemia quanto pelo preço das commodities associada à alta do dólar. Nesse cenário, o aumento dos preços tende a afetar de maneira mais intensa consumidores em faixas de renda mais baixas, em virtude da elevada participação de alimentos e bebidas na cesta de consumo desses indivíduos”, afirma a economista da FGV Claudia Perdigão.