Governo revisa projeções para 2021: inflação sobe e PIB fica estável

Ministério da Economia vê IPCA em 4,4% no fim do ano, ante expectativa de 3,13%. Estimativa de crescimento ficou em 3,2%

Foto: Jorge William / Agência O Globo
Ministério da Economia revisa projeções para 2021

BRASÍLIA — O Ministério da Economia revisou para cima a projeção de inflação para 2021 e, apesar das incertezas com a pandemia , manteve em 3,2% a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

A previsão da pasta é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a alta de preços no país, feche em 4,4%. No ano passado, a previsão era de 3,13%.

“O principal responsável pela elevação da projeção foi o preço dos alimentos. Todavia, as expectativas a partir de 2022 apontam convergência da inflação para o centro da meta”, diz o Boletim Macro Fiscal, divulgado nesta quarta-feira.

Já em relação ao PIB, o governo manteve a projeção do ano passado baseado em dados do primeiro bimestre, mas reconheceu que há incertezas relacionadas ao avanço da pandemia.

“As incertezas são elevadas com os desafios de enfrentamento à pandemia, mas deve-se considerar os indicadores no primeiro bimestre que apontam continuidade da recuperação da atividade econômica”, observa a nota.

A estimativa acompanha tendência do mercado. A última edição do boletim Focus, do Banco Central, mostrou que o mercado espera um crescimento de 3,23% do PIB neste ano. Há quatro semanas, a aposta era de avanço de 3,46%.

Com alta no número de casos e mortes pela doença, muitos estados e cidades acabaram decretando medidas de restrição de circulação e até lockdowns, que terão impacto na atividade econômica ainda no primeiro trimestre.