IR 2021: Receita recebeu mais de 1,1 milhão de declarações em três dias
Expectativa é que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo, em 30 de abril
A Receita Federal recebeu em três dias 1.140.989 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020. O boletim considerou envios até as 11 horas desta quarta-feira (3). A expectativa é de que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo, 30 de abril.
Quem ainda não entregou a declaração pode preencher e fazer o envio por meio do serviço "Meu Imposto de Renda", disponível para tablets e smartphones, em iOS e Android, ou por meio do Programa Gerador da declaração (PGD), online (com certificado digital), na página da Receita.
O primeiro passo é acessar o site da Receita Federal e clicar na opção "Download do Programa", na aba IRPF 2021. Em seguida, escolha qual o sistema operacional do computador que está baixando o programa (Windows, outros). O usuário será direcionado para outra página, na qual deverá concluir o download do programa.
Se a declaração do IR for pelo smartphone, tem que aguardar a liberação do aplicativo "Meu Imposto de Renda" estar disponível na App Store (iOS) ou na Google Play Store (Android).
Depois de baixar o programa, logo na primeira tela, vão aparecer em tópicos as novidades deste ano para a declaração. Esta tela é apenas informativa e, para preencher o formulário, é necessário fechá-la.
Depois de ler e fechar a aba das novidades, o usuário deverá optar pelo tipo de declaração. Para prestar as contas anuais, deve clicar em "Declaração de Ajuste Anual".
O contribuinte também deverá optar entre importar dados da declaração do ano anterior ou preencher uma do zero, Se for a segunda opção, deverá clicar em "Iniciar declaração em branco" e informar o CPF e nome completo.
Uma caixa de diálogo recomendará o preenchimento de todas as fichas nas telas seguintes para, no final, escolher entre os modelos simplificados — com desconto de 20% dos rendimentos tributáveis — ou completo — com direito a todas as deduções legais.