Eletrobras: PDT aciona Supremo contra a medida provisória de privatização

O partido alega que a medida desvirtua o sistema de licitações e tenta controlar a “agenda legislativa”

Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo
Linhas de transmissão de energia em Brasília



Uma ação do PDT no STF (Supremo Tribunal Federal) pede a derrubada da Medida Provisória (MP) assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que prevê a privatização da Eletrobras . O recurso enviado na última sexta-feira (26) questiona a utilização da MP, que tem força de lei, para 'controlar a agenda legislativa'.

A ação foi sorteada ao ministro Kassio Nunes Marques, que chegou ao posto por indicação de Bolsonaro. O partido argumenta que a privatização da Eletrobras não é questão de urgência a ponto de se pedir uma MP, visto que elas têm força de lei no momento em que são publicadas no Diário Oficial da União.

"O presidente da República adotou a MP nº 1.031/2021 não para atender à urgência qualificada que é pressuposto de validade dessa espécie legislativa […], mas para controlar a agenda do Poder Legislativo, subvertendo o poder que lhe é inerente e, assim, configurando expediente ilegítimo e ofensivo à dignidade democrática do Poder Legislativo", apontou o partido.

Leia também:

A sigla alega que a proposta viola a obrigatoriedade de licitações para delegação de serviços públicos, além de questionar novas outorgas de concessão de geração de energia elétrica sob controle da Eletrobras.

A MP enviada por Bolsonaro  é a segunda tentativa do governo de privatizar a Eletrobras. No ano passado, o Planalto enviou um projeto de lei, mas o texto não foi pautado no Congresso sob a presidência de Rodrigo Maia . O ex-presidente Michel Temer (2016-2018) também tentou a desestatização por MP e projeto de lei , mas não conseguiu.