Presidente Prudente e Barretos regridem para fase vermelha no Plano São Paulo

Reclassificação do Plano São Paulo foi anunciada nesta sexta-feira (19)

Foto: Reprodução
Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen


Em nova reclassificação do Plano São Paulo, que determina ações para conter a pandemia da Covid-19 no estado, as regiões de Presidente Prudente e Barretos regrediram para a fase mais rígida do plano, que permite apenas o funcionamento de serviços essenciais. Além disso, as regiões de Franca e Sorocaba evoluíram de fase, passando, respectivamente, para as classificações laranja e amarela. As reclassificações passam a valer a partir do dia 22 de fevereiro.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, Patrícia Ellen, "estamos em um momento de inflexão. Tivemos uma melhora muito significativa nas últimas duas semanas e agora percebemos que algumas regiões continuaram melhorando, mas outras exigiram regressões". A secretária reforçou ainda que que o aumento da rigidez das regras mostram "o custo do negacionismo".

Municípios em áreas de fase amarela podem permitir 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas fecham mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

Na etapa laranja, o funcionamento dos serviços não essenciais é limitado a até oito horas diárias, com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.

Além da reclassificação, um protocolo referente ao consumo de bebidas alcóolicas nas regiões em fase amarela, como no caso da capital, foi revisto: antes permitido apenas até as 20h, apesar da permanência do funcionamento dos estabelecimentos, agora as bebidas podem ser consumidas com limite de clientes até as 22h.