Ministério das Comunicações viajará em comitiva para avaliar empresas de 5G

Fábio Faria embarcará com ministros do Tribunal de Contas da União para 5 países

Foto: Agência Senado
Governo viaja em conjunto com TCU para visitar empresas fornecedoras da tecnologia 5g


Nesta terça-feira (02), o ministro das Comunicações,  Fábio Faria, organizou uma comitiva com ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) para visitar empresas de telecomunicações de 5 países: China, Suécia, Finlândia, Coreia do Sul e Japão. A excursão de 10 dias tem como objetivo conhecer instalações e laboratórios de segurança cibernética para o leilão do 5G que deve ocorrer este ano, mas ainda não tem data definida. 

Além dos ministros do TCU, Bruno Dantas, Vital do Rêgo e Walton Alencar, também embarcarão representantes dos Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores e o secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, almirante de esquadra Flávio Rocha. 

O ministério afirma que os países detêm a capacidade de fornecer o serviço. O propósito da visita é manter contatos com executivos das empresas e autoridades governamentais, para colher a percepção destes sobre a implementação da tecnologia no Brasil. O papel do TCU é acompanhar a escolha da empresa de maneira que a decisão seja a mais vantajosa para o país. 

A tecnologia promete revolucionar o setor de comunicações no Brasil, uma vez que é em média 20 vezes mais rápida que a antecessora, o 4G, além de muito mais segura. O leilão no Brasil envolverá quatro faixas de radiofrequências. Os preços ainda não estão definidos, mas posivelmente alcançarão cifras de bilhões de reais.