Presidente da Eletrobras renuncia ao cargo por motivos pessoais
Wilson Ferreira Júnior, que preside a estatal desde 2016, deve continuar no cargo até março
O presidente da Eletrobras
, Wilson Ferreira Junior
, renunciou ao cargo por motivos pessoais, segundo informações divulgadas neste domingo (24) pela empresa estatal.
Ele, que assumiu o cargo em julho de 2016, continuará no posto até 5 de março para garantir uma transição adequada para seu sucessor.
Ferreira Junior é um grande defensor da privatização da Eletrobras . Em dezembro, o governo federal anunciou que pretende fazer nove privatizações em 2021, e a Eletrobras está entre elas . Em um processo chamado pelo governo de capitalização , a companhia pode gerar cerca de R$ 16 bilhões.
A venda da estatal , porém, é um dos grandes desafios do governo Bolsonaro . A expectativa era de que ela fosse aprovada ainda no primeiro semestre mas, na última semana, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, sinalizou que isso pode acontecer apenas no segundo semestre deste ano.
Confira a nota distribuída pela Eletrobras
a respeito da saída de Ferreira Junior
: “A Companhia aproveita o ensejo para agradecer ao Wilson por sua reconhecida liderança na reestruturação organizacional e financeira do Sistema Eletrobras durante seu mandato de cerca de 4,5 anos. Sob sua gestão, a Companhia atingiu lucros históricos, reduziu sua alavancagem a patamares compatíveis com a geração de caixa, reduziu custos operacionais com privatizações de distribuidoras e programas de eficiência, colocou em operação obras atrasadas, simplificou a quantidade de participações acionárias com a venda, incorporação e encerramento em cerca de 90 sociedades de propósito específico, aprimorou seu Programa de Compliance, padronizou estatutos sociais e alçadas de aprovação das Empresas Eletrobras”.