Droga Raia bloqueia anúncio em canal bolsonarista e viraliza; entenda

Cobrada pelo movimento Sleeping Giants Brasil no Twitter, empresa disse não compactuar com disseminação de notícias falsas

Foto: Reprodução/YouTube
Droga Raia bloqueia anúncio em canal bolsonarista e viraliza nas redes

Após ser avisada e cobrada pelo movimento Sleeping Giants Brasil no Twitter, a Droga Raia anunciou que bloqueou anúncios no canal bolsonarista "Terça Livre TV" no YouTube, gerando reação de apoiadores do presidente na rede social. Eles ameaçam boicotar a rede de farmácias e citam a Drogasil como substituta. As duas redes se fundiram em 2011.

"Olá Droga Raia, tudo bem? Seguimos procurando o remédio pra curar de vez a desinformação mas enquanto isso seria legal não encontrar seus anúncios contribuindo com um canal no YouTube que dissemina Fake News, negacionismo e ódio. Pfv BLOQUEIEM✊🏽 #SleepingGiantsBrasil", publicou o Sleeping Giants no Twitter na última sexta-feira (22).

No mesmo dia, o perfil oficial da Droga Raia respondeu e prometeu bloqueio dos anúncios no canal bolsonarista . "Olá! Agradecemos a sinalização. Nós não compactuamos com disseminação de notícias falsas. Bloqueamos anúncios em vários sites extremistas, independente da ideologia, e continuamos atualizando diariamente esta lista".

Neste fim de semana, o fato repercutiu entre a rede de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e fez com que o termo "Droga Raia" fosse parar entre os assuntos mais comentados do Twitter na manhã deste domingo (24). Sites e perfis bolsonaristas se voltaram contra a empresa em uma campanha de cancelamento e boicote, com alguns inclusive ugerindo compras na "concorrente" Drogasil , que faz parte do mesmo conglomerado desde o início da década passada.

Os anúncios no YouTube que aparecem em canais profissionais são distribuídos aleatoriamente pelo Google, mas se o perfil discordar de algum, como foi o caso da Droga Raia com o perfil Terça Livre TV , basta pedir o cancelamento da veiculação.

** Gabriel Guedes é editor de Brasil Econômico e Tecnologia do iG. Começou no Portal como estagiário, na semana do primeiro turno das eleições de 2018. Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, tem passagem pela Rádio Gazeta Online, antiga Gazeta AM.