Turismo liberou R$ 5 bilhões para setor em 2020, afirma governo
Valor foi aprovado pelo Congresso Nacional em setembro, para diminuir os efeitos causados pela pandemia de Covid-19
O Ministério do Turismo anunciou nesta segunda-feira (04), que investiu R$ 5 bilhões no setor em 2020 e atingiu o maior valor da história da pasta . A informação foi divulgada na conta oficial do Ministério.
De acordo com a pasta, o valor foi destinado para diminuir os efeitos causados pela pandemia de Covid-19 no setor e para iniciar a retomada das atividades turísticas neste ano.
🇧🇷 O recurso destinado pela Medida Provisória 963 teve como objetivo socorrer o setor de #turismo diante dos impactos da #pandemia de Covid-19 e, ao mesmo tempo, auxiliar na preparação da #retomada das atividades em todo o país. #Fungetur @lucasffiuza pic.twitter.com/5k5y63Y3IQ
— Ministério do Turismo (@MTurismo) January 4, 2021
A verba foi disponibilizada após a assinatura da Medida Provisória 963
pelo presidente Jair Bolsonaro
em maio do ano passado e pela aprovação no Congresso Nacional
em setembro de 2020.
O setor do turismo foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19 com o cancelamento de viagens e reservas de hotéis. Segundo dados do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet) apontam que, só no estado de São Paulo, houve queda de 36,8% de turistas.
Para 2021, a previsão dos especialistas é de retomada gradual se a vacinação começar até março. A expectativa da Ciet, é que o número de turistas em São Paulo cresça 44% neste ano.