Black Friday: seis dos dez itens mais procurados tiveram aumento, diz pesquisa

Segundo JáCotei, maior alta em dois meses foi registrada nos preços de ar-condicionado, de 15,7%

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Seis dos dez produtos mais procurados na Black Friday tiveram aumento de preço nos últimos meses

A poucos dias da Black Friday, levantamento feito pelo JáCotei mostra que seis dos dez produtos mais procurados na internet tiveram alta nos últimos dois meses. O maior reajuste foi foi no preço do ar-condicionado, 15,7%, seguindo por climatizador de ar, que subiu 14,7% e fritadeira sem óleo, 10,8%.

Segundo a pesquisa de preços visando a Black Friday , realizada a partir do dia 27 de setembro, na média, o aumento foi de 5%, contra 4,2% apurado no mesmo período do ano passado.

Entre os quatro itens que registraram redução de preço no período, a maior queda foi no preço da geladeira, -2,7% e de notebook, -2%.

Confira a variação de preços:

  • Smartphone: +2,8%;
  • Ar-condicionado: +15,7%;
  • TV: -0,9%;
  • Geladeira: -2,7%;
  • Notebook: -2%;
  • Lavadoras de roupas: +2,7%;
  • Microondas: +8,4%;
  • Fritadeira sem óleo: +10,8%;
  • Climatizador de ar: 14,7%; e
  • Fogão: +1%.
  • Aumento médio: 5%.

Altas devem ser zeradas na promoção

Antonio Coelho, CEO da JáCotei , acredita que as altas registradas nos últimos 60 dias devem ser zeradas durante a Black Friday e recomenda que o consumidor que já está com a lista de compras na mão consulte os gráficos de preços antes de fazer suas escolhas:

"Sempre nos baseamos pelo preço mais baixo. Ao consultar o gráfico, o consumidor poderá fazer uma avaliação real do desconto e ver se de fato vale à pena comprar nesse momento".

Coelho diz que a alta do preço de ar-condicionado e climatizadores está diretamente relacionada a onda de calor que vivemos nos últimos meses para o qual a indústria não devia estar preparada. Por outro lado, ele destaca que os notebook que chegaram a ter alta até julho, agosto, com o aumento da demanda por conta das aulas e trabalho em casa, agora já vivem uma certa estabilidade.

"Hoje as empresas têm um sistema muito ágil de ajuste de preço, que leva em conta demanda, estoque, concorrência. O importante é o consumidor estar atento a curva de preços para não se atrair por descontos que parecem muito maiores do que são de fato", destaca.