Black Friday: seis dos dez itens mais procurados tiveram aumento, diz pesquisa
Segundo JáCotei, maior alta em dois meses foi registrada nos preços de ar-condicionado, de 15,7%
Por Agência O Globo |
24/11/2020 14:32:16A poucos dias da Black Friday, levantamento feito pelo JáCotei mostra que seis dos dez produtos mais procurados na internet tiveram alta nos últimos dois meses. O maior reajuste foi foi no preço do ar-condicionado, 15,7%, seguindo por climatizador de ar, que subiu 14,7% e fritadeira sem óleo, 10,8%.
Segundo a pesquisa de preços visando a Black Friday , realizada a partir do dia 27 de setembro, na média, o aumento foi de 5%, contra 4,2% apurado no mesmo período do ano passado.
Entre os quatro itens que registraram redução de preço no período, a maior queda foi no preço da geladeira, -2,7% e de notebook, -2%.
Confira a variação de preços:
- Smartphone: +2,8%;
- Ar-condicionado: +15,7%;
- TV: -0,9%;
- Geladeira: -2,7%;
- Notebook: -2%;
- Lavadoras de roupas: +2,7%;
- Microondas: +8,4%;
- Fritadeira sem óleo: +10,8%;
- Climatizador de ar: 14,7%; e
- Fogão: +1%.
- Aumento médio: 5%.
Altas devem ser zeradas na promoção
Antonio Coelho, CEO da JáCotei , acredita que as altas registradas nos últimos 60 dias devem ser zeradas durante a Black Friday e recomenda que o consumidor que já está com a lista de compras na mão consulte os gráficos de preços antes de fazer suas escolhas:
"Sempre nos baseamos pelo preço mais baixo. Ao consultar o gráfico, o consumidor poderá fazer uma avaliação real do desconto e ver se de fato vale à pena comprar nesse momento".
Coelho diz que a alta do preço de ar-condicionado e climatizadores está diretamente relacionada a onda de calor que vivemos nos últimos meses para o qual a indústria não devia estar preparada. Por outro lado, ele destaca que os notebook que chegaram a ter alta até julho, agosto, com o aumento da demanda por conta das aulas e trabalho em casa, agora já vivem uma certa estabilidade.
"Hoje as empresas têm um sistema muito ágil de ajuste de preço, que leva em conta demanda, estoque, concorrência. O importante é o consumidor estar atento a curva de preços para não se atrair por descontos que parecem muito maiores do que são de fato", destaca.