Mapa indica que cerveja Backer pode ter intoxicado milhares de pessoas; entenda
Foto: Divulgacao
Mapa indica que cerveja Backer pode ter intoxicado milhares de pessoas; entenda

O relatório final do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ( Mapa ) sobre a fiscalização após análises e detecção da presença dos contaminantes monoetilenoglicol ( MEG ) e dietilenoglicol ( DEG ) em cervejas Backer confirma a ocorrência de contaminações desde janeiro de 2019, afastando a possibilidade de ser um evento isolado no histórico de produção da cervejaria.

O documento ressalta que as substâncias MEG e DEG não são produzidas pela levedura cervejeira em condições normais de produção da bebida. Também não foram identificadas contaminações dessa natureza em análises realizadas em cervejas nacionais e importadas. A contaminação desse tipo é inédita em alimentos no Brasil , segundo o Mapa .

“As apurações fiscais indicaram que a cervejaria Backer adotou práticas irresponsáveis ao utilizar líquidos refrigerantes tóxicos de forma deliberada em seu estabelecimento, utilizando-os em detrimento de alternativas atóxicas, como propilenoglicol e álcool etílico potável. As contaminações por MEG e DEG não estão restritas a lotes que passaram pelo tanque JB 10, ocorrendo também em cervejas elaboradas anteriormente à instalação deste tanque na cervejaria”, diz o documento.

Falhas

O relatório aponta ainda diversas falhas e lacunas nos sistemas de controle de gestão internos da cervejaria. Foram identificadas informações incompletas nos relatórios de produção e controles de rastreabilidade ineficientes.

Segundo o Mapa , a Cervejaria Backer segue interditada até que seja possível afirmar que não há riscos para a produção de cervejas no local.

Você viu?

Números

Em janeiro, além de fechar a Cervejaria Backer, o Mapa adotou, junto aos demais órgãos, medidas imediatas para interromper a produção e a comercialização dos produtos contaminados por mono e dietilenoglicol.

Nas dependências da empresa e no comércio de Minas Gerais, mais de 79 mil litros de cerveja, de várias marcas e diversos lotes, com presença dos contaminantes, foram apreendidos.

No Espírito Santo , os resultados das análises indicaram 9.047 garrafas de cerveja contaminada retiradas dos mercados, totalizando 5.428,2 litros.

Na esfera administrativa, os procedimentos para apuração de responsabilidades já foram iniciados e, segundo o Ministério da Agricultura , seguem os ritos processuais legalmente previstos.

Análises

Foram analisadas cerca de 600 amostras de cervejas Backer . A presença de glicóis fois constatada em 36 lotes produzidos ao longo de 2019 e 2020, em concentrações variadas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!