Vigilância sanitária fecha tradicional restaurante após cliente flagrar barata
Massas Dourado, estabelecimento com mais de 50 anos de funcionamento em Santos (SP), foi fechado nesta segunda-feira (12)
Por Brasil Econômico |
O restaurante Massas Dourado, tradicional estabelecimento na Ponta da Praia, em Santos (SP), foi fechado nesta segunda-feira (12) pela vigilância sanitária. O local é acusado de servir 'barata gratinada', supostamente entregando um pedido com uma barata a um cliente, que flagrou o inseto ao lado de suas batatas. O episódio ocorreu no fim de agosto, mas só agora o estabelecimento foi alvo da vigilância sanitária.
A barata teria sido servida misturada a frango, farofa e batatas no prato de Alexandre Corrêa, repórter-cinematográfico. Segundo ele, o inseto estava dentro da embalagem da refeição, comprada no restaurante da Ponta da Praia e levada diretamente para sua casa.
"Comprei o frango e, quando abrimos em casa, veio a surpresa. A minha esposa viu a barata. Imagina a situação. Voltei lá para devolver e um dos donos, que estava no caixa, nem deu muita bola para a situação", contou Alexandre ao jornal de Santos A Tribuna .
Antes da atuação da vigilância sanitária , o restaurante Massas Dourado já havia sido multado pela prefeitura de Santos, que julgou a denúncia como procedente. O estabelecimento tem mais de 50 anos de tradição na Baixada Santista.
A Secretaria de Saúde de Santos informa que o estabelecimento foi fiscalizado pela Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) no dia 9 de setembro e autuado em R$ 1.868,84 após confirmação parcial de uma denúncia e devido às condições da casa de massas. Além disso, o restaurante também foi intimado para providências, dentre elas a limpeza rigorosa local, o armazenamento adequado de alimentos e a atualização da dedetização.
Passsado o prazo para cumprimento das medidas sanitárias estipuladas, o local foi alvo de nova vistoria, que constatou o não cumprimento das condições para o funcionamento. Assim, o restaurante teve as atividades comerciais interditadas. Após uma nova denúncia, equipe da vigilância sanitária voltou à casa de massas na manhã desta segunda e verificou funcionamento irregular. Intimado, o proprietário do local fechou o comércio.