Forbes: sucesso no e-commerce, Luiza Trajano é a mulher mais rica do Brasil
A empresária ocupa oitavo lugar no top 10 de pessoas mais ricas do país; dona do Magazine Luiza é a única mulher na lista de bilionários
Por Letícia Sé |
A empresária Luiza Trajano é a mulher mais rica do Brasil. É o que diz a edição da Revista Forbes brasileira, divulgada nesta sexta (18). Trajano é dona do Magazine Luiza, rede de lojas que tem sucesso no e-commerce.
A empresária ocupa o oitavo lugar no top 10 de pessoas mais ricas do país. Trajano é a única mulher na lista de bilionários brasileiros.
As vendas online se tornaram praticamente obrigatórias para os empreendedores em tempos de pandemia. Acompanhando esse movimento, o Magazine Luiza teve um incremento de 181% em seu patrimônio no último ano.
Por conta dessa alta, Luiza Trajano saiu da 24ª posição, em que estava no ano passado, e chegou à oitava. O patrimônio de Trajano é de R$ 24 bilhões.
Veja o top 10 da Forbes Brasil:
1. Joseph Safra: R$ 119,08 bilhões
2. Jorge Paulo Lemann: R$ 91 bilhões
3. Eduardo Saverin: R$ 68,12 bilhões
4. Marcel Herrmann Telles: R$ 54,08 bilhões
5. Carlos Alberto Sicupira e família: R$ 42,64 bilhões
6. Alexandre Behring: R$ 34,32 bilhões
7. André Esteves: R$ 24,96 bilhões
8. Luiza Trajano: R$ 24 bilhões
9. Ilson Mateus: R$ 20 bilhões
10. Luciano Hang (Havan): R$ 18,72 bilhões.
Quem é Luiza Trajano
Luiza Trajano é de Franca, São Paulo, onde se formou em direito em 1972.
Você viu?
De uma família de pequenos comerciantes, ela transformou a pequena rede de lojas em uma concorrente de gigantes do mesmo setor, como Ponto Frio e Casas Bahia. O nome da marca é em referência à tia da empresária, Luiza Trajano Donato, fundadora da empresa.
A empresária defende que a transformação do varejo para o digital é o caminho para o sucesso. Já em 1990, o Magazine Luiza fazia comerciais sobre cartão de crédito próprio da marca, inovando sobre as transações virtuais.
Trajano trabalhou em diversos setores do Magazine Luiza, como cobrança e vendas, antes de se tornar diretora-superintendente.
A empresária viralizou nas redes sociais em 2014, após participar de uma entrevista no programa Manhattan Connection, do GloboNews. Trajano rebateu críticas feitas pelo apresentador Diogo Mainardi, que disse que o varejo brasileiro estava em crise. A empresária respondeu que o Brasil estaria vivendo a "década do varejo" e que enviaria ao apresentador os dados corretos.