Com reabertura da economia, 1 milhão voltaram a procurar emprego no Brasil
Retomada é puxada pela informalidade, segundo dados da Pnad Covid, divulgada nesta sexta-feira (4) pelo IBGE
Por Agência O Globo |
Com a reabertura da economia, 1 milhão de brasileiros procuraram trabalho na segunda semana de agosto. A população ocupada que não estava afastada soma 75,1 milhões de brasileiros. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os índices de desemprego e informalidade, entretanto, não cederam, apresentando estabilidade. Segundo os dados da Pnad Covid, pesquisa divulgada pelo IBGE, 12,9 milhões de pessoas estão desocupadas, numa taxa de 13,3%.
O número de pessoas que gostaria de trabalhar mas não procurou devido à pandemia ou por falta de trabalho no local onde vive caiu de 18,3 milhões para 17,7 milhões.
"Uma parte dessas pessoas conseguiu se ocupar, mas o restante foi para desocupação. Embora pouco significativo, tivemos um leve aumento da população ocupada (82,1 milhões) e da desocupada (12,9 milhões), e uma discreta diminuição da população fora da força de trabalho (75,4 milhões). Isso sugere, como já tínhamos observado na semana passada, uma leve retomada das atividades econômicas e da recuperação do emprego", analisou a coordenadora da pesquisa, Maria Lúcia Vieira.