Fórum Econômico Mundial de Davos adia encontro de 2021 por conta da Covid-19

Direção do evento afirmou que ainda não há segurança para realização em meio à pandemia

Paulo Guedes e Bolsonaro no Fórum Econômico Mundial de Davos
Foto: Alan Santos/Presidência da República
Paulo Guedes e Bolsonaro no Fórum Econômico Mundial de Davos

O Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), que normalmente é realizado em janeiro, foi adiado "até o início do próximo verão (inverno no Brasil)", em 2021, já que não há condições de organizá-lo "de forma segura", afirmou a direção do evento, em um comunicado.

De acordo com um porta-voz da organização, "o Fórum Econômico Mundial decidiu (...) reprogramar o encontro anual 2021 em Davos para o início do verão do próximo ano", entre junho e setembro.

"A decisão não foi tomada facilmente, uma vez que a necessidade de líderes globais se unirem para projetar um caminho de recuperação comum e moldar a "Grande Reinicialização" na era pós-Covid-19 é urgente", disse o diretor administrativo do fórum, Adrian Mock. "No entanto, o conselho dos especialistas é que não podemos fazê-lo com segurança em janeiro", complementou.

Apesar do adiamento, o Fórum Econômico Mundial planeja organizar um evento digital durante a semana que começa no próximo dia 25 de janeiro, batizado de Diálogos de Davos, onde líderes importantes globais discutirão a situação mundial em 2021.