Entregadores protestam em frente à Câmara Municipal de São Paulo
Em manifestação, eles pedem melhores condições de trabalho e rapidez na aprovação do projeto de lei que regulamenta o trabalho da categoria
Por Brasil Econômico |
Entregadores de aplicativos protestam na tarde desta quarta-feira (12) em frente ao prédio da Câmara Municipal de São Paulo por melhores condições de trabalho e pelo fornecimento de EPIs durante a pandemia. A concentração começou às 14h30.
Manifestantes fizeram gritos de guerra e usaram sinalizadores coloridos para chamar a atenção dos parlamentares. Os entregadores pedem a inclusão do Projeto de Lei 130, de autoria do vereador Camilo Cristófaro, na pauta de votação da Câmara Municipal desta quarta-feira (12), mas segundo a Câmara, o PL 130 não está na agenda de votações do dia.
Os entregadores pedem aumento na remuneração do frete, aumento da taxa mínima por corrida, fim dos bloqueios e desligamentos, fim do sistema de pontuação (que restringe o acesso às áreas com maior demanda), seguro para roubo ou acidente e auxílio-pandemia.
Em protestos anteriores, os entregadores reclamaram da queda no valor das taxas de remuneração dos aplicativos. Eles também criticaram bloqueios indevidos e sem justificativas dos entregadores dessas plataformas – que podem ficar sem trabalho por muito dias e sem saber o motivo da punição. Outras críticas foi sobre o sistema de pontuação por ranking, que define os dias e a área em que o entregador pode atuar na cidade, por exemplo.
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Projeto de Lei 130, para os entregadores
O PL 130 regulamenta o trabalho dos entregadores na capital e autoriza a criação de cooperativas e associações para a prestação de serviço de entrega por meio de plataformas digitais.
A proposta também diz que acidentes com entregadores "deverão ser comunicados à Secretaria Municipal de Transportes, no prazo máximo de 72 (setenta e duas), horas contadas da ocorrência, os afastamentos, desligamentos e os óbitos dos condutores, decorrentes de acidentes, sob pena de descredenciamento."
O projeto garante associações, em que "a pessoa jurídica credenciada com frota própria e profissionais contratados com registro celetista deverá requerer à Secretaria Municipal de Transportes a expedição de licença, que poderá ser vinculada a mais de um condutor, para cada motocicleta de sua frota."
O PL 130 ainda sugere a proibição de premiação por meta de entregas ou programas que estimulem o aumento de velocidade e a competição entre os motociclistas por parte dos aplicativos como Uber Eats, iFood, Rappi, entre outros.