INSS decide adiar reabertura de suas agências em todo o Brasil para 24 de agosto
Retomada presencial estava prevista para a próxima segunda-feira (3); saiba acessar o Meu INSS, por onde os serviços podem ser feitos
Por Agência O Globo |
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu adiar, mais uma vez, o retorno gradual do atendimento presencial em suas agências em todo o Brasil, por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Desta vez, a volta foi adiada para 24 de agosto.
A última informação era de que os servidores do INSS deveriam retornar às atividades na próxima segunda-feira (3). Mas uma portaria publicada nesta quarta-feira (29) postergou a volta para daqui quase um mês.
Até lá, o INSS manterá o atendimento apenas de forma remota, pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS ( meu.inss.gov.br ), além da central telefônica 135, para evitar aglomerações nas agências.
O instituto já havia informado que, no retono gradual das atividades, "serão priorizados serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. O retorno destes serviços visa a dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial".
A Portaria 36 — que foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira — é resultado de uma decisão conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, da Secretaria de Previdência e do INSS.
Veja como acessar o Meu INSS
- A central de serviços Meu INSS pode ser acessada por meio do site meu.inss.gov.br. A senha inicial pode ser conseguida pelo próprio portal após responder a perguntas;
- É preciso informar nome e CPF (campos obrigatórios), além de endereço de e-mail e número de telefone (informações opcionais). Durante o processo de inscrição, o cidadão terá que confirmar o nome da mãe, assim como seu dia e seu mês de nascimento;
- O cadastramento depende ainda da confirmação de informações trabalhistas e previdenciárias do cidadão. Neste caso, é preciso escolher a opção correta sobre a última empresa em que trabalhou recolhendo para a Previdência Social , o ano em que ingressou nessa companhia e até se recebeu benefício do INSS nos últimos cinco anos;
- Terminada esta etapa, o interessado recebe um código de validação enviado por SMS ou um link por e-mail. A partir daí, pode cadastrar sua senha de acesso;
- Anote a senha inicial. Ela será necessária para cadastrar sua senha definitiva, que deverá conter, pelo menos, nove caracteres com uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número, no mínimo. Após ser cadastrado, o segurado deverá clicar em "Entrar". Uma tela do portal gov.br se abrirá para informar o CPF e a senha;
- Outra opção de acesso ao portal Meu INSS é acessar sites de Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi, a fim de obter uma senha inicial. As agências do INSS também oferecem esse serviço. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento telefônico 135; e
- Há a possibilidade de baixar o app Meu INSS também pelo smartphone. O aplicativo está disponível para celulares com sistema operacional Android. Para realizar o download, basta acessar a Google Play Store e clicar no botão “Instalar”.