Pandemia deixa 7,1 milhões de trabalhadores sem remuneração no Brasil em junho

Dados são da Pnad Covid, divulgada nesta quinta pelo IBGE

7,1 milhões de trabalhadores ficaram sem renda no Brasil em junho por conta da pandemia
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
7,1 milhões de trabalhadores ficaram sem renda no Brasil em junho por conta da pandemia

O distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) deixou 7,1 milhões de trabalhadores sem remuneração em junho de 2020. Os dados são da Pnad Covid, divulgada nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O número é menor que o registrado em maio, quando 9,7 milhões estavam sem nenhuma renda , mas ainda corresponde a quase metade do total de pessoas que estão afastadas do trabalho no País.

Além disso, a maior flexibilização das medidas de distanciamento social e aumento das demissões fez com que a taxa de desocupação subisse em um mês, passando de 10,7% para 12,4%. São 11,8 milhões de pessoas desempregadas - mais de 1,7 milhão do que o registrado em maio.

Segundo Cimar Azeredo, diretor do IBGE, esse aumento na desocupação tem relação direta com a flexibilização do distanciamento social.

"Isso implicou no aumento da população na força de trabalho, já que o número de pessoas que não buscavam trabalho por causa da pandemia reduziu frente a maio. Elas voltaram a pressionar o mercado", afirmou.

Com o aumento das demissões, a população ocupada caiu para 83,4 milhões de trabalhadores.