Contas de luz subirão 3,9%; entenda o reajuste
Reprodução
Contas de luz subirão 3,9%; entenda o reajuste

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta quarta-feira (14), um reajuste de 26% na receita anual das empresas de transmissão de eletricidade. A alta vai representar um aumento médio de 3,9% nas contas de luz dos consumidores, segundo a Aneel.


Para reduzir os efeitos na conta de luz, a agência já aprovou, junto com o BNDES, um empréstimo bilionário para as distribuidoras de energia. Na prática, esse empréstimo vai diluir os efeitos da pandemia e da alta da receita das transmissoras de 2021 até 2025.

A conta de luz é composta por um conjunto de fatores , como a compra de energia, pagamentos de subsídios e a contratação de redes de transmissão. O que a Aneel aprovou nesta terça-feira foi aumentar a receita das transmissoras, com o impacto sendo repassado para os consumidores.

O faturamento anual das concessionárias do segmento saltará dos atuais R$ 27,63 bilhões para R$ 34,98 bilhões. Desse valor, 17,66% são de Furnas, 12,56% da Chesf e 9,26% Cteep.

A maior parte do aumento da receita foi provocado pela derrubada de decisões da Justiça que impediam a remuneração de antiga rede de transmissão, controvérsia criada ainda em 2012. Outra parcela de aumento é resultado do início da operação de linhas de transmissão licitadas mais recentemente e reforços na rede.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!