Sistema lento: empresas sofrem para pagar parcela do FGTS que venceu nesta terça

Problema atingiu cerca de 900 mil empregadores que aderiram ao adiamento das contribuições autorizado pelo governo

Empresas têm dificuldade para pagar FGTS que venceu nesta terça por conta de lentidão no sistema
Foto: Arquivo/Agência O Globo
Empresas têm dificuldade para pagar FGTS que venceu nesta terça por conta de lentidão no sistema

Devido à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), o governo autorizou empregadores a adiarem o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) , desde que encaminhassem informação declaratória para as competências março, abril e/ou maio de 2020 até o dia 20 de junho de 2020. A medida está prevista na medida Provisória nº 927/2.

O valor deveria, então, ser parcelado entre julho e dezembro de 2020 e pago até o sétimo dia de cada mês. Com o fim do prazo de pagamento da primeira parcela do FGTS nesta terça-feira (7), muitas empresas alegaram dificuldade para fazer a quitação.

Segundo os empregadores, o problema ocorre na transmissão da Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social no método parcelamento junto à Caixa . Tatiana Carmona, diretora executiva de consultoria trabalhista e previdenciária da EY, explica que, como não foi noticiada nenhuma ampliação dos prazos, as empresas devem continuar tentando para evitar pagar multa e juros pelo atraso.

"Tive retorno de algumas companhias que conseguiram fazer o pagamento de madrugada e no fim de semana. A primeira possibilidade é tentar emitir a guia pelo portal, por meio de login e senha ou certificado digital. Outra alternativa seria a empresa acessar pelo próprio sistema da Sefip", diz.

Tatiana ainda esclarece que no mês de vencimento é cobrada multa de 5% e, no seguinte, de 10%. Além disso, ainda incidem juros de 0,5% ao mês.

A Caixa informou que, na qualidade de Agente Operador do FGTS, cumpre com as determinações legais e adota as providências necessárias para operacionalização do Fundo de Garantia. Também disse que o portal www.conectividadesocial.caixa.gov.br , para pagamento parcelado das guias de recolhimento do FGTS, pode apresentar intermitências nos momentos de maior concentração de acesso.

Dessa forma, sugere o acesso em horários alternativos, já que mais de 900 mil empresas aderiram à suspensão da arrecadação pela MP 927.