Academias reabrem com filas de alunos e clientes querendo cancelar planos
Estabelecimentos adotaram agendamento de horário e outras medidas para respeitar regras de ouro
Por Agência O Globo |
Uma fileira de pessoas com roupas de ginástica na calçada da Rua Riachuelo chamou atenção de quem passava pela Lapa nesta quinta-feira (2). Eram "marombeiros" contando os minutos para curar a abstinência da musculação. No primeiro dia de funcionamento das academias , houve fila nas portas dos estabelecimentos, que adotaram um esquema de agendamento dos clientes por faixas de horário para evitar aglomeração.
Mas também teve gente que, após suar de tanto tentar cancelar o plano durante a quarentena, correu para a porta das academias na esperança de aliviar esse "peso" das finanças.
"Eu estava fazendo musculação em casa, mesmo. Até comprei pesos novos e instalei uma barra fixa no corredor. Mas não é igual à academia. Agendei logo que abriram os horários", diz o contador Érico Luiz Valperto, de 38 anos, que malhou ontem em uma academia na Barra da Tijuca.
O sentimento foi diferente para o estudante universitário Ricardo Giorgio, de 20 anos. Após meses sem frequentar a academia , ele acordou cedo amanhã e se encaminhou até a unidade de uma rede de academias na Tijuca com outro objetivo: de cancelar o plano.
"Fiquei meia hora na fila para conseguir cancelar. Tinha umas 20 pessoas fazendo o mesmo. Tem muita gente insatisfeita com o relacionamento que eles têm com os clientes ", afirmou.
Regras rígidas
No novo normal das academias, não espere ver cinco pessoas revezando um aparelho de musculação. Muito menos salas lotadas durante aulas coletivas. Para respeitar as " regras de ouro " da prefeitura do Rio e evitar que a retomada das atividades físicas resulte em um aumento dos casos do novo coronavírus, as unidades adotaram regras rígidas de distanciamento e medidas sanitárias.
No caso da rede Bodytech , foi adotado o agendamento prévio dos clientes e o reposicionamento de equipamentos para respeitar a distância mínima recomendada. A rede também criou um protocolo detalhado para nortear o retorno às atividades. O objetivo é conseguir já nos primeiros dias de operação o Selo de Conformidade da prefeitura, concedido a estabelecimentos que respeitam as regras.
"O desafio do novo mercado é conquistar a sensação de segurança do cliente. Não adianta ter um produto bom com a sensação de segurança ruim. É a certeza de estar num ambiente seguro que vai fazer o cliente voltar e indicar amigos. Mesmo nas unidades que funcionam dentro do shopping, onde há aferição de temperatura na entrada, vamos aferir novamente a temperatura dos clientes ao entrarem na academia. Todos os equipamentos estão demarcados garantindo a distância de dois metros dos clientes. Há múltiplos polos de álcool em gel, e a equipe de limpeza está orientada a higienizar os equipamentos após cada uso", explicou Marcelo Vianna, diretor de operações da Bodytech.
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Nas áreas de circulação , o distanciamento mínimo entre as pessoas será de dois metros. Já a capacidade total da academia será reduzida de forma que haja seis metros quadrados por pessoa, considerando a área total do estabelecimento. O revezamento de equipamentos de musculação será proibido, e os clientes serão orientados a higienizar equipamentos e armários antes e depois do uso.
As aulas coletivas não vão retornar num primeiro momento. Quando retornarem, será evitado o contato físico. Saunas, spas e espaços para crianças vão permanecer fechados. Lanchonetes e lojas de roupas dentro de academias voltarão a funcionar no dia 14, desde que estejam em conformidade com as regras da prefeitura.
Retorno precoce
A reabertura das academias é considerada precoce pela presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro, Tânia Vergara.
"Atividades que não são essenciais para a sociedade deveriam ser as últimas a serem retomadas. Embora eu compreenda que os donos das academias estejam numa situação difícil e que muitos possam até falir, acho que é arriscado nesse momento a reabertura das academias. Eu não sou contra reabrir (as atividades), mas sou contra abrir toda semana, sem dar o tempo necessário para a gente ver o que acontece. Temos pesquisadores muito bons trabalhando nisso e dando essa orientação para a prefeitura, então o melhor seria seguir conforme eles orientaram", afirma.
Confira as regras para o setor
- Atendimento só com agendamento
- Distância de 6,25 metros quadrados por pessoa
- Luta e dança sem contato físico
- Continuam proibidos sauna, spa e espaço para crianças
- Piscina podem ser usadas somente para aulas de natação
- Crossfit somente com equipamentos de fácil limpeza
Procon recebe mais reclamações de academias durante Covid-19
O aumento no número de reclamações referentes a academias de ginástica chamou a atenção do Procon . Comparando o período de 16 de março a 1º de julho de 2019 com o período correspondente deste ano, a quantidade de reclamações referentes à SmartFit saltou de 24 para 403. Outras redes também tiveram aumento no número de reclamações no período, como BodyTech (aumentou de 2 para 25) e a Gym Pass (de 2 para 9). De acordo com Silvio Romero, chefe do departamento jurídico do Procon-RJ, as academias devem suspender a cobrança enquanto o serviço não estiver sendo prestado.
"Se nenhum serviço estiver sendo prestado, não havendo a disponibilização das atividades de outra forma, o fornecedor deve suspender as cobranças durante o período de paralisação. Caso não haja a interrupção do pagamento, o estabelecimento e o cliente poderão acordar prorrogação do contrato, em que o consumidor terá direito a frequentar a academia por mais aquela quantidade de dias em que as atividades estiveram suspensas, ou até mesmo um desconto total ou parcial, que o consumidor poderá usar no momento atual ou futuramente", explica.
O Procon orienta que a melhor solução é que consumidores e fornecedores entrem em um acordo. Caso o consumidor não consiga negociar com a academia , pode abrir uma reclamação através dos canais de atendimento online do Procon-RJ.