R$8 milhões em celulares de marcas como Xiaomi são apreendidos pela Receita

Os dispositivos eram vendidos em um shopping popular na cidade de São Paulo

Receita Federal apreende celulares em São Paulo
Foto: Divulgação/Receita Federal
Receita Federal apreende celulares em São Paulo


A Receita Federal apreendeu mais de quatro mil celulares em um shopping popular de São Paulo, durante a operação "De onde fala". Os produtos totalizam valor estimado em R$8 milhões, e foram apreendidos na última quinta-feira (25), em ação conjunta com a Prefeitura da capital paulista. 


Grande parte dos dispositivos levados eram smartphones da Xiaomi , mas produtos de outras marcas também estram na conta. 

Você viu?

“A prática identificada lesa os importadores que atuam legalmente e subtrai os empregos legítimos gerados pela atividade legal e os recursos que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos”, disse a Receita em comunicado.

De acordo com as imagens divulgadas pela operação, modelos como Redmi Note 8, Redmi Note 9, Mi Note 10 Lite, Redmi 7A, Redmi 8, Redmi 8A e Redmi Go, da marca chinesa Xiaomi, foram apreendidos. 

Os produtos devem ser leiloados pela Receita Federal , enquanto os responsáveis responderão por crime de descaminho pela venda de "mercadoria de procedência estrangeira que introduziu clandestinamente no país ou importou fraudulentamente".