Brasil fechou mais de um milhão de postos de trabalho em 2020
Houve uma queda de 331.901 postos de emprego formais apenas em maio, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério da Economia
Por Agência O Globo |
Dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( Novo Caged ) mostram que o Brasil teve uma redução de 1.144.875 postos formais de trabalho entre janeiro e maio deste ano. Os números refletem o impacto da crise do novo coronavírus ( Sars-Cov-2 ) sobre o mercado de trabalho.
Os dados correspondem ao saldo entre contratações e demissões e fazem parte do chamado Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( Caged ), baseado nas informações enviadas pelos empregadores ao governo.
No mês passado, após um hiato de quatro meses sem divulgações do Caged , o Ministério da Economia informou que, só entre março e abril — primeiros meses da pandemia — o fechamento de vagas (descontadas as contratações) chegou a 1,1 milhão.
Na semana passada, a pasta informou que os pedidos de seguro-desemprego — outro indicador sobre a situação do mercado — somaram 3,64 milhões entre janeiro e a primeira quinzena de junho , o que representa uma alta de 14,2% em relação ao mesmo período do ano passado.