Receita libera segundo lote de restituição do IR; veja se você está na lista
O lote vai liberar R$5,7 bilhões, maior valor já registrado, e o pagamento chega no dia 30 de junho
Por Agência Brasil | | Kelly Oliveira - Repórter da Agência Brasil |
Nesta terça-feira (23), às 9h, a Receita Federal
consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física ( IRPF
) de 2020. Mais de 3,3 milhões contribuintes receberão R$ 5,7 bilhões no lote de maior valor já registrado
. O pagamento será dia 30 de junho.
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A data marca o encerramento do período de entrega das declarações
do IRPF/2020. Neste ano, os lotes foram reduzidos de sete para cinco, com pagamento iniciando antes mesmo do fim do prazo de entrega. O primeiro lote foi pago em 29 de maio.
Como saber se está na lista
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC , é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. Além disso, uma página é dedicada apenas para checar a data da sua restituição - clique aqui .
A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones , que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele, será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Como resgatar a restituição do IR
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento, por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contactar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.