Banco Central decide suspender pagamentos pelo WhatsApp uma semana após anúncio
De acordo com o BC, as bandeiras de pagamento Visa e Mastercard devem paralisar a função para que a autoridade monetária avalie os riscos e garanta o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
Por Brasil Econômico |
O Banco Central ( BC ) suspendeu, nesta terça-feira (23), a opção de pagamentos e transferências pelo WhatsApp no Brasil .
Leia também:
Larva na pizza: entenda porque a justiça negou indenização de R$ 25 mil
10 golpes on-line mais comuns durante a pandemia: previna-se
Consumidor terá que pagar R$ 16 bilhões a mais na conta de luz, entenda
Você viu?
De acordo com o BC, as bandeiras de pagamento Visa e Mastercard devem paralisar a função para que a autoridade monetária avalie os riscos e garanta o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro ( SPB
).
Em nota, o BC afirmou: "A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato".
"O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados", continua a nota do Banco Central .
O BC completa o texto afirmando: "O descumprimento da determinação do BC sujeitará os interessados ao pagamento de multa cominatória e à apuração de responsabilidade em processo administrativo sancionador."
O WhatsApp ainda não se posicionou sobre o assunto.