Governo tenta acabar com pedido feito em papel em repartições públicas

Projeto do chamado protocolo digital começou a ser testado no Ministério da Economia. Só entre janeiro e maio, pasta registrou mais de 24 mil solicitações feitas fisicamente nos órgãos

 O governo começou a testar um sistema para digitalizar o chamado protocolo — processo pelo qual cidadãos fazem demandas a repartições públicas. O objetivo é acabar com os pedidos feitos por papel, que somaram mais de 24 mil entre janeiro e maio, só em órgãos ligados ao Ministério da Economia, como a Receita Federal .

Leia também: 

Lei Geral de Proteção de Dados: princípios e novas figuras introduzidas pela lei

Presidente do BB defende privatização que torne a empresa 'corporation'; entenda

Pessimista, Banco Mundial prevê queda de até 8% da economia brasileira em 2020

Você viu?

O projeto-piloto foi iniciado semana passada, somente nos órgãos ligados à pasta. A ideia é que o sistema seja oferecido aos outros órgãos da administração federal, disse ao GLOBO o secretário de Gestão do ministério, Cristiano Heckert .

"A maioria dos órgãos já tem um sistema de processo eletrônico, como o SEI (Sistema Eletrônico de Informações), para tramitação interna. Mas a interface com o cidadão é por um balcão físico. Se você precisa fazer um requerimento, seja qual for, junto ao órgão, o cidadão vai fisicamente até o setor de protocolo e o servidor que recebe esses documentos digitaliza e dá entrada no sistema", explica Heckert .

A lista de protocolos que ainda são feitos por papel inclui recursos e procurações, normalmente protocolados por advogados, boletos, cartas, reclamações e até atas de condomínio. O objetivo do sistema é que isso possa ser feito por meio digital, no portal gov.br.

Governo tenta acabar com pedido feito em papel em repartições públicas
Foto: Reprodução
Governo tenta acabar com pedido feito em papel em repartições públicas


"A resposta para o cidadão passa a vir também pelo canal digital. Com isso, ganha em eficiência o cidadão e ganha o serviço público, que elimina essa pessoa que fica no balcão recebendo papel", defende o secretário.

O teste da ferramenta ocorrerá até o dia 31 de agosto, e novos órgãos poderão aderir ao sistema.