Auxílio emergencial: pagamento da 3ª parcela começa no dia 17 para Bolsa Família

O cronograma do pagamento da 3ª parcela do auxílio deveria ter sido divulgado nesta segunda-feira (8), mas a data passou a ser quarta-feira (10)

Seguindo a mesma lógica dos calendários do auxílio emergencial anteriores, o pagamento se iniciará por beneficiários do Bolsa Família
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado - 1.1.14
Seguindo a mesma lógica dos calendários do auxílio emergencial anteriores, o pagamento se iniciará por beneficiários do Bolsa Família

O pagamento da terceira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 começará no dia 17 para os beneficiários do Bolsa Família, de acordo com o final do NIS (Número de Identificação Social). Essas pessoas poderão sacar os recursos em espécie nas agências da Caixa Econômica Federal, rede de lotéricos e correspondentes bancários.

Leia:
Caixa explica como será o pagamento da terceira parcela
Auxílio emergencial foi negado a 700 mil beneficiários do Bolsa Família
Caixa libera saque do auxílio emergencial para nascidos em agosto nesta segunda (8)

Já os trabalhadores informais terão primeiro o valor creditado em conta poupança digital, de forma escalonada por mês de nascimento. Para retirar o dinheiro, eles terão que esperar 10 dias a partir do depósito.

Havia expectativa de que o  cronograma completo do pagamento da terceira parcela do auxílio fosse divulgado nesta segunda-feira. Mas os detalhes somente deverão ser fechados até quarta-feira . O calendário constará de uma portaria do Ministério das Cidades, que será publicada no Diário Oficial da União, conforme ocorreu no pagamento da segunda parcela.

Na prática, serão três calendários: um destinado ao pagamento do auxílio para os beneficiários do Bolsa Família, outro com as datas do crédito em conta digital para os informais e o último, com a autorização do saque dos recursos em espécie ou transferência para outras contas na Caixa ou em outros bancos, de acordo com o mês de aniversário. Neste caso, o cronograma deve se estender até julho.

O crédito em conta digital do auxílio emergencial permite às pessoas pagar contas de concessionárias (água, luz e telefone) e fazer compras pelo aplicativo do celular, via cartão de débito virtual ou QR Code.